quinta-feira, 30 de setembro de 2010

LEI DO CÍRCULO - ARCANJO MIGUEL


LEI DO CÍRCULO * LEI DO TRIÂNGULO - ARCANJO MIGUEL

MENSAGEM DO ARCANJO MIGUEL
(Canalizada por Ronna Herman)
www.ronnastar.com



Amados mestres, vocês estão vivendo em um mundo irreal: um mundo de ilusão em que a verdade foi distorcida, alterada e até mesmo excluída a fim de retirar-lhes ospoderes conferidos por Deus e mantê-los em uma realidade de medo, luta ecarência.


O plano mestre do Criador para este universo está guardado em sua Mente Sagrada e a chave da sabedoria das eras e da capacidade de se tornar, mais uma vez, um mestrecocriador no plano terrestre está guardada em seu Coração Sagrado. É por isso que enfatizamos tantas vezes a importância de retirar o escudo protetor, quevocês colocaram sobre o Centro do Coração Solar, há eons, para que nãosentissem tanto sofrimento emocional. O que vocês não sabiam é que, ao fazerisso, o seu brilho diminuíra, porque a entrada e a saída da Luz Divina doCriador, provinda do Centro do seu Coração Sagrado, foi também reduzida enormemente.Como resultado, vocês não podiam mais ativar as Partículas Adamantinas daLuz do Criador com a intenção pura e amorosa a partir do seu Coração Sagrado.Depois disso, vocês tiveram apenas o meio espectro da Substância da Força deVida Primordial com que trabalhar. A Chama Trina não pôde mais resplandecer,consequentemente, suas capacidades cocriativas para manifestar foram tambémreduzidas, e assim começou a luta para conectar-se e utilizar seus atributos etalentos conferidos divinamente.


Vocês estão em uma época de grande reversão, correção e expansão, na qual estão tendo uma oportunidade de harmonizar toda negatividade que criarampessoalmente, junto com as iniquidades a que foram obrigados.

Explicamos que,quando vocês, as SEMENTES ESTELARES, começaram sua jornada emdireção ao grande vazio e ao universo não manifestado, fizeram-se planoselaborados para o caminho de volta aos reinos purificados de Luz e os puseramem espera até o momento adequado, e que certas condições fossemsatisfeitas. Este tempo chegou, e o plano foi ativado no começo dos anos 1980do tempo terreno. Conforme estão cientes, cada etapa da vida da humanidade e daTerra mudou radicalmente nos últimos trinta anos. Amados, estejam cônscios deque o que ocorreu no passado recente é apenas o começo de mudanças aindamaiores, e estamos nos empenhando em dar-lhes as técnicas, osensinamentos/informações avançadas e toda oportunidade para atravessar as ondasde mudança com facilidade e graça.


Explicamos de maneira resumida, de várias formas, como vocês se fragmentaram em facetas menores da sua Divina Presença EU SOU, em preparação para ajudar na criação degaláxias, sistemas solares e planetas cada vez mais densos, de frequênciareduzida e de dimensões inferiores. Também, abordamos como cada fragmento dasua Divindade, em seguida, se separou em duas Centelhas de Luz, uma com osatributos femininos e a outra com as características masculinas. Cada umadessas separações profundas foi realizada dentro de uma pequena pirâmide de Luzcriada exclusivamente para esse propósito. O plano mestre era à prova defalhas, pois cada vez que vocês dividiram a sua Essência, deixaram uma réplicaetérica aguardando o momento da reunificação dentro de uma das pequenaspirâmides de Luz. Essas pirâmides pessoais estão espalhadas por todo ouniverso, em cada dimensão, e em muitas das subdimensões.


Nosso Deus Pai/Mãe, os Elohim/Construtores da Forma e os Arcanjos criaram Pirâmides de Luz viva em cada nível da Criação para que vocês pudessem obter acesso aos blocos
de construção da vida. Essas formas vivificantes dão acesso às frequências deLuz que são os componentes necessários da transformação de modo que vocês, comoseres humanos, possam retornar a um estado de consciência superior – o seuestado divino.


Vocês estão no processo de reconexão com as muitas facetas de si mesmos, que estão localizadas nos multiníveis da quinta dimensão, e alguns de vocês até se conectaram com umfragmento ou dois da sua Essência de sexta dimensão. Quando falamos em Fusão daAlma, não se trata de um acontecimento único. É o começo de um processoprogressivo, maravilhoso e complexo em que cada vez que a sua AssinaturaEnergética alcança certa frequência, vocês são reconectados com uma facetasuperior da sua Alma/Eu Superior. A Pirâmide que contém a Réplica Etéricadaquela faceta do Eu (Self) entra em alinhamento com a sua coluna de Luz, que éa sua conexão com a Presença EU SOU/ Eu(Self)Divino, e gradativamente aEssência desse Fragmento se funde com o seu Eu-Alma dentro do Centro do CoraçãoSagrado. Quando vocês alcançam certo nível da Consciência Divina, o processo seacelera enormemente, e o intervalo entre cada Fusão da Alma é diminuídodrasticamente.


A Lei do Círculo iniciou-se por todo este universo, e o impacto energético desse grandioso Pensamento Semente do Criador Supremo está agora operando com forçatotal. O momento de expansão dessa etapa da Criação chegou ao fim, e a etapaatual do ciclo exige que o Criador envie Sua Essência para incorporar TUDO oque foi criado durante este ciclo particular de expansão. É uma fusão de todaEssência equilibrada e manifestada da Criação para que o Criador Supremo, osDeuses e as Deusas por todo Omniverso, e todos os Grandes Seres de Luzpossam CONHECER E EXPERIENCIAR tudo o que eles criaram. Vocêsouviram dizer muitas vezes: “Como em cima, assim embaixo”, e essaé uma verdade importante para se lembrar. Assim como vocês estão reivindicandotodas as facetas da sua Divindade, o mesmo processo de reunificação estáocorrendo a partir da Fonte do Criador Supremo em direção ao exterior.


A informação que demos para ajudá-los a reivindicar suas capacidades cocriativas é uma duplicação microcósmica do processo criativo de todo o Omniverso. Emprimeiro lugar, vocês devem obter a capacidade de atrair o Pleno Espectro daLuz Metatrônica /Força de Vida deste universo, chamada de PartículasAdamantinas, que se irradiam para o Rio da Vida proveniente do Cerne do Coraçãode nosso Deus Pai/Mãe. Torna-se acessível quando sua AssinaturaEnergética se sintoniza com o nível da quarta dimensão média e superior. A fimde aproveitar essa dádiva divina, vocês precisam compreender e aplicar as LeisUniversais da Manifestação e devem ativar as Partículas Adamantinas de Luz, coma sua intenção pura, antes que essa Essência de Luz possa ser ativadae flua em direção ao mundo. Para acelerar o processo, é importante quevocês tenham criado a sua Roda do Criador pessoal / círculo da Flor da Vida aoseu redor e a tenham preenchido com o seu grandioso projeto para o futurocuidadosamente pensado. Depois disso, através da Respiração do Infinito, com aintenção focada e ações deliberadas, acelera-se enormemente o processo demanifestação no mundo material.


O fluxo e refluxo da Criação é interminável. Há uma pausa no Ponto de Tranquilidade enquanto os Pensamentos Sementes estão sendo formados e se aglutinam, eativa-se a Essência da Vida na mente e no coração do Criador e em cada nível daCriação, para baixo, até vocês, um humano cocriador no planeta Terra.Realiza-se isso por infundir/ativar os Pensamentos Sementes com amor. OsPensamentos Sementes são, em seguida, soprados em direção ao vazio para sermanifestados no mundo da forma. Esse processo continua através de cada grandeciclo até o momento do retorno/processo de reencontro começar. Toda Criaçãoestá no processo de ser incorporada ao grandioso Ciclo da Luz Divina doCriador, na expectativa da próxima pausa do grande Ponto de Tranquilidadee do próximo ciclo poderoso de expansão. Esse processo se repete reiteradamenteem todo nível de Criação deste universo.


Vocês estão imersos em um processo de reencontro cósmico, meus corajosos amigos, e evoluirão no tempo devido, de uma forma ou de outra. Precisam estarconscientes de que esse processo de transformação é um ciclo longo e complexo;todavia, pode ser uma jornada grandiosa se vocês aproveitarem os ensinamentosde sabedoria e as ferramentas que estamos lhes oferecendo. A LEI DOCÍRCULO estabelece que todo novo empenho criativo deve começar dedentro do Ponto de Tranquilidade da Vontade/Poder, a Essência doCriador/cocriador.


A LEI DO TRIÂNGULO, é outro componente importante da Criação. Vocês estão familiarizados com o conceito de Trindade da Bíblia: Pai, Filho eEspírito Santo, que em realidade é a Faceta Masculina de Deus, o Primeiro Raioda Vontade/Poder Divino e o Espírito Santo que é a Faceta Mãe, de Deus, que foiinfundida com os Pensamentos Sementes - Partículas Adamantinas – da mente doDeus Pai. Os Pensamentos Sementes são, em seguida, ativados com o Segundo Raio doAmor/Sabedoria no Âmago do Coração de Deus Mãe e depois enviados emdireção ao universo, através do Rio da Vida, para serem utilizados pelos Sóis(filhos e filhas) por meio das qualidades, atributos e aspectos do TerceiroRaio, para criar mundos e coisas maravilhosas sem fim.


O Poder da Trindade tem sido uma força motriz de todo este universo. O Arcanjo Metatron, o Lord Melquisedeque e eu, o Arcanjo Miguel, formamos uma Trindade daConsciência no nível universal. Nós sustentamos e difundimos o Raio da LuzDivina/Sabedoria Divina/Vontade Divina e as qualidades do nosso Deus Pai/Mãe emdireção a este universo. A Trindade da Consciência é umcomponente importante do processo criativo, porque vocês precisam utilizar osatributos, qualidades e aspectos dos três poderosos Raios Divinos,se quiserem se tornar um cocriador da forma, bem sucedido e competente, emqualquer nível da Criação.


Vocês, Sementes Estelares, juntaram-se a muitos grupos, grandes e pequenos, em todo universo, e aceitaram tarefas especiais que eram para ser executadas comogrupo, em diversos locais e tempos específicos. Mencionamos, anteriormente, quevocês foram codificados com disparadores de tempo ou eventos em sua CélulaDivina do Núcleo Diamantino, que foram ou serão ativados no tempo designado, ouquando uma parte específica do Grandioso Plano estivesse para iniciar-se. Vocêsforam partícipes de muitas Células de Trindade, que consistiramde atribuições especiais de ordem superior. Essas tríades são normalmentecompostas de íntimos companheiros de Alma, ou Almas que tiveram muitas missõesjuntas no passado e que também se reunirão no futuro. Grupos de três,nove e doze estão se juntando cada vez mais frequentemente, duranteesses tempos de reencontro, e isso ocorrerá até mais vezes no futuro.


Vocês estão prontos para expandir sua visão além do seu pequeno mundo particular ou realidade microcósmica? Estão prontos e dispostos a aceitar a verdade quevocês afetam a todos e a tudo neste universo, em um grau ou outro, e que todosna Terra e em qualquer outro domínio também os afetam? Perguntamos a cada um devocês: estão prontos para utilizar as maravilhosas dádivas que são seu DireitoInato Divino? Qual será o seu legado para a humanidade e para o mundo? Alcancemas estrelas, amados, porque não há limite para aquilo que vocês podemmanifestar, quando suas visões estão em harmonia com o Plano Divino para o bemmaior de todos. Invoquem-nos e os ajudaremos a reforçar sua resolução. Saibamque estamos sempre perto para inspirá-los, guiá-los e protegê-los, eirradiar-lhes o amor do nosso Deus Pai/Mãe.


EU SOU Arcanjo Miguel

JOSI

fonte rumoaodespertar-josi.blogspot.com

sábado, 25 de setembro de 2010

UM CHAMADO PARA SEGUIREM O MEU CAMINHO - CRISTO MIGUEL ATON




24 de Setembro de 2010


Cristo Miguel através de Lucia

UM CHAMADO PARA SEGUIREM O MEU CAMINHO


Lucia eu Sou Cristo Miguel e sei que estás muito cansada agora então vamos continuar a nossa conversa amanhã sem falta.
Preciso que meus filhos tenham essas mensagens por várias fontes ou alguns de meus filhos não terão acesso as minhas palavras.
Sim, mesmo que as canalizações sejam traduzidas algumas pessoas não confiam em determinados sites e assim elas terão a confirmação por outros canais em que elas confiam.

As minhas palavras as vezes são mal interpretadas porque a humanidade não quer assumir a responsabilidade por seus atos.
Existe uma acomodação muito grande que vem com a falta de informação. Muito já poderia ter sido feito para mudar esse planeta se a maioria dissesse não a tantos atos que são impostos a vocês e por não crerem que poderiam fazer a diferença nunca disseram não e acharam que a vida somente é assim.

Só que a terra nunca foi criada para ser assim tão depauperada e ser usada sem a mínima compaixão.
Não existe castigo de Deus eu não sou um Pai vingativo.
Desistam desse tipo de ensinamento que lhes foi imposto por várias religiões, de que sou um Deus que cobra e castiga.
Vejam a terra como um ser com alma que precisa de carinho e renovação para continuar abrigando a Minha Criação.

E para essa renovação será necessária uma limpeza que ocorre através do caos aparente, pois as catástrofes serão muitas.
Elas não são o caos e sim a renovação da vida e do espírito de Gaia.

Peço à vocês que colaborem meus filhos ajudando a seus irmãos que não entenderão e entrarão em desespero pelas perdas e a falta de perspectiva em continuar com suas vidas da forma como sempre levaram.
Amparem a quem puderem com palavras de amor e carinho.
As almas que desencarnam também necessitarão de amparo em sua luz.

Se preparem para o trabalho, a Hora chegou! Sejam corajosos e confiantes que estou com vocês em cada momento.
Estejam comigo 100% e entenderão o que é voltar para os meus braços e seguir o caminho da minha Luz.

Eu Sou seu Pai, Cristo Miguel Aton, com muito amor lhes aguardo.


Continuação da conversa no dia 24/09/10

25 de Setembro de 2010

Cristo Miguel e Lucia


Estou pronta, para começar, com amor aguardo.

Estou aqui minha filha amada, Cristo Miguel Aton.
Temos tanto trabalho pela frente, mas guiá-los nesse momento é de muita importância, porque dessa forma vocês conseguirão desempenhar seus papéis com segurança sem dúvidas.

Estamos ajudando Gaia nesse momento a fazer alguns movimentos muito necessários para sua limpeza.
Limpeza que é necessária em vários setores de seu funcionamento, não somente em sua superfície ou dentro de suas entranhas, mas também na sua rede magnética que com o tempo ficou desgastada de sua energia e precisa de reforço.

Agradecemos a todos que estão se empenhando em mandar Amor e Luz para que essas mudanças ocorram da melhor forma para todos os seres, que habitam essa terra, incluindo a mãe Gaia.

Agora vocês exercitarão o desapego, porque a terra como antes a conheceram não existirá mais.
Suas águas, terra, ar, flora e fauna serão exuberantes e cheios de vida novamente. Tudo será como Gaia, e quem mais estiver junto com ela, sonham.

O respeito mútuo será regra , as leis divinas serão a base de sua convivência com a terra e entre vocês seres humanos, que estarão crescendo juntos.
Saibam que daqui para frente não serão mais escravos dos conceitos errados que os levaram a se afastarem de mim, e em consequência a felicidade e a luz de serem “UM” foi lhes retirada.

Os movimentos de Gaia serão como a água das cachoeiras, que vem com toda a força, trazendo a água fresca das montanhas.
A limpeza chegará com bastante barulho, mas trará o balsamo da renovação.

Para serem completamente felizes e encontrarem o que procuram por uma vida inteira, sem nunca encontrarem, basta segurarem na minha mão e seguirem comigo o caminho, até a Fonte que tudo é.

Eu Sou O Caminho a Verdade e a Vida...
Segurem em minha mão e percorreremos o caminho da minha Luz e Amor até a Fonte.

Os amo muito , seu Pai, Cristo Miguel Aton.

ILUMINANDO CAMINHOS

.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CLAREZA ANTES DA CALAMIDADE - CRISTO MIGUEL


CLAREZA ANTES DA CALAMIDADE - CRISTO MIGUEL



22 de setembro de 2010.


Cristo Miguel,


O berço do seu nascimento e sustento agora está preparado para uma reestruturação que levará à queda de todos os que escolheram a cair. O balanço da Mãe Terra não será mais como aquele bálsamo suave para os seus sentidos frenéticos e órgãos cansados. O ritmo de seus movimentos criará desconforto e para muitos, medo. No entanto, este é um momento glorioso no meu universo para a minha criação, o planeta Terra como você a chama está para receber o sopro da vida nova. Pois através da minha respiração, ela será limpa e por minha luz, ela deve ser ressuscitada.

Eu tenho me esforçado para dar a vocês todos, os meus filhos, a minha compreensão e compaixão. Eu ofereci para segurar suas mãozinhas e liderar o caminho para a alegria e promessa, mas muitos de vocês fugiram daquele que vocês chamam de Deus.
Como que vocês puderam não me reconhecer meus filhos?
Você optou por alinhar-se com aqueles que têm sequestrado o assento de sua existência. Sua concepção de Deus é tão defeituosa, e sua rejeição constante da verdade teve o efeito cumulativo de lançar o planeta e sua consciência para trás em vez de adiante e para cima em direção a Fonte.

Eu não posso sentar em repouso esperando por você elevar-se, enquanto o meu planeta e aquelas crianças que chegaram a uma maior compreensão da verdade e de Deus, murcham por falta de serviço, pois, eles se esforçaram para servir a minha vontade para trazer-lhes para a luz.
Você tem censurado e ultrajado como você tem feito com os Meus mensageiros ao longo dos tempos.

Meus filhos, é com o maior amor que eu trago essa mensagem pois, saibam que EU SOU somente Amor.
Você percebe-me como um Deus vingativo e muitos irão sustentar esta perspectiva e perpetuá-la nos próximos dias conforme o planeta muda seu tato e frequência e atira abaixo o seu desafio, enquanto ela grita de dor para aliviar os seus lombos poluídos.

Vocês ainda não viram ou tem conhecido a vingança meus pequeninos, e esta não é a minha vingança, Eu sou o Amor.
O que você irá perceber, parecerá vingança, pois é o que você plantou. Isso não será do meu feito, mas a sua recompensa.

Você tem sido indiferente áquilo que eu concedi a vós- VIDA.
Você falhou em reconhecer que seu planeta também tem uma vida própria e uma alma, como tudo o que tenho criado.
Ela sente, absorve e distribui energia assim como você faz.
Ela tem sido um guardião fiel a vocês meus filhos, assim como estava no contrato dela, e era para vocês retribuir com lealdade a ela.
Ela cumpriu o seu negócio, mas você não tem. Como resultado de eras de abuso, a contaminação de seus solos e atmosféra, corrupção e depravação, aspirando seus recursos preciosos para acender suas necessidades enquanto empobreciam a dela, ela murchou-se com a dor da rejeição e tornou-se fria por querer o calor do sangue de sua vida.
É por causa dela que você tem tido um lugar para continuar sua jornada de evolução, ela deu-lhe habitação para o crescimento da alma. Ela tem lhe sustentado com vida, mas você roubou a dela. Minhas crianças, o planeta não pode mais sustentar. O ciclo dela acabou. Você tem crucificado ela na cruz do temperamento avaro e de vida bestial.

Este é o momento da limpeza dela, purificação e renovação. Ela deve ser removida e, através desta purgação, suas entranhas serão vomitadas. Esta é a vingança que você perceberá como minha pois, o alivio dela será a sua dor.
Não meus filhos, nem sequer o planeta nutre vingança pois, ela abraça a minha luz e ela também é amor.

Saibam que o que está prestes a acontecer é metafísico, bem como geo-físico, e parte de um grande plano universal.
Você vê queridos, o planeta serviu seu tempo em sediar os mortos e agora ela é obrigada a abdicar da posição de um planeta prisão e assume a sua recompensa pelo seu serviço justo e fiel para a humanidade. Pois tudo o que foi injetado nela, deve agora lançar-se como parte de seu processo de purificação e de cura.
Assim, entenda que o que acontece é necessário para que ela possa elevar-se à luz novamente.

Eu quero meus filhos que vocês assumam a responsabilidade por suas ações.
Não vos deixeis enganar em acreditar que os movimentos dela não serão relacionados ao que você contribuiu. Aquilo que contamina deve eventualmente explodir.
O que você tem colocado nela, ela dará de volta a você.
Eu desejo que vocês abram seus olhos e vejam meus filhos.
Se há uma coisa que você tira de experiência iminente, é um reconhecimento da parte que você jogou. Pois esta pretenção de responsabilidade irá responsabilizá-lo à sua alma e um bom presságio para a sua evolução contínua. Isto irá lhe fornecer um diagrama de como você deve mudar e fornecê-lo com o veículo para o seu destino final.

Não castigue aquele UM que lhe deu a vida pois, a vida não está acabando. Os movimentos do planeta são necessários para a transição para a vida e luz. Suas vidas não vão acabar com a revolta que espera por você, pois, sua vida é imortal.
Vocês apenas serão transportados para vários locais favoráveis ao seu crescimento contínuo.
Amados, mais uma vez eu digo que eu não tenho feito essas escolhas por vocês, que vocês tem.
Para aqueles que conhecem a si mesmos, eles saberão que não são carne e sangue, mas a alma feita de tendões de luz, minha luz. Isto deve fornecer compreensão.

Eu trago garantia neste dia meus filhos amados, que as agressões geo-físicas pendentes irá fornecer um veículo para a mudança, não só para o seu planeta, mas a sua situação individual.
Eu levo a sério sua evolução meus pequeninos, mas não muitos de vocês tem sido bom para vocês mesmos. Eu nunca te abandonarei. Nessa hora eu ainda estendo minha mão para você, esperando que você vai segurá-la e pedir para ser guiado para a frente.
Não posso forçar-te amado. Você deve escolher-me propositadamente.
Até lá, você deve continuar o seu crescimento. Isto, contudo, não será no meu planeta precioso, pois ela irá elevar-se na glória da Fênix das cinzas da morte, e da escuridão, para o reino iluminado de seu ser divino. Todos os que estão prontos vão elevar-se com ela e esse momento será impresso na energia do Universo para a eternidade.
Os olhos do meu universo assistem em antecipação ousada conforme o fenômeno de sua ressurreição e ascensão é acionada.


Você não irá pegar minha mão em amor
Para que eu possa elevar-te a Mim
Para novas pastagens, onde abunda a paz
Onde a liberdade acende a luz interior
Nenhuma medida para o seu crescimento imposto
Sem escuridão para te persuadir e te afligir
Esta é a minha luz que te dou
A promessa de um mundo novo
Está agora prestes a ser revelado.
A Criação chamou e ela deve partir
Suas roupas a mudar em luz verde
Você não irá pegar minha mão em amor
Pois somente eu posso levá-lo para aquele lugar
Onde a vida floresce, o amor prevalece
Este é o meu humilde pedido para você
Pegue minha mão e deixe para trás a vida de dor
Você deve sentir a batida suave do entendimento divino
E você deve saber que eu sou vossa ressurreição.


Meus filhos, este é o vosso Pai Cristo Miguel Aton. Estas são minhas últimas palavras para ti, antes da queda justa.
Caminhe aos meus braços e eu vou te dar abrigo pois, você é o meu carneiro e para todos os que escolhestes a mim, Eu irei guiá-los para uma terra de vida onde a luz jorrará dos céus conforme você toma seu próximo passo em sua jornada para o iluminado UM .


Tradução: Josi Santana
http://rumoaodespertar-josi.blogspot.com

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O ESPÍRITO INFINITO FEITO "MÃE" - MARIA...


O Livro de Urântia

Documento 34

O Espírito Materno do Universo Local


QUANDO um Filho Criador é personalizado pelo Pai Universal e o Filho Eterno, o Espírito Infinito individualiza uma nova e única representação dele próprio para acompanhar esse Filho Criador aos reinos do espaço, e ali ser a sua companheira, inicialmente na organização física e, mais tarde, na criação e no ministério às criaturas do universo recém-projetado.

Um Espírito Criativo reage tanto às realidades físicas quanto às espirituais; como o faz também um Filho Criador; e, assim, pois, eles se associam e coordenam-se para a administração de um universo local do tempo e do espaço.

Essas Filhas do Espírito têm a essência do Espírito Infinito, mas não podem atuar, simultaneamente, no trabalho de criação física e de ministração espiritual. Na criação física, o Filho do Universo provê o modelo original, enquanto o Espírito Materno do Universo inicia a materialização das realidades físicas. O Filho opera nos projetos da força e poder, enquanto o Espírito transforma essas criações de energias em substâncias físicas. Embora seja um pouco difícil descrever essa presença inicial do Espírito Infinito no universo, como uma pessoa, ainda assim, para o Filho Criador, a sua coligada do Espírito é pessoal e tem funcionado sempre como uma individualidade separada.

1. A Personalização do Espírito Criativo

Após o completar da organização física de um conjunto de estrelas e planetas, e após o estabelecimento dos circuitos de energia efetuado pelos centros de potência do superuniverso, após esse trabalho preliminar de criação, feito por intermédio das agências do Espírito Infinito operando sob a direção da sua focalização criativa, no universo local, segue-se a proclamação do Filho Michael, de que a vida está próxima de ser projetada no universo recém-organizado. Quando o Paraíso reconhece essa declaração de intenção, ocorre uma reação de aprovação da parte da Trindade do Paraíso, que é seguida do desaparecimento, no brilho das Deidades, do Espírito Mestre em cujo superuniverso essa nova criação está sendo organizada. Nesse meio tempo, os outros Espíritos Mestres se aproximam desse espaço central das Deidades do Paraíso e, em seguida, quando o Espírito Mestre, abraçado pela Deidade, emerge para fazer o reconhecimento dos seus iguais, ocorre aquilo que é conhecido como a “erupção primária”. Esta se dá como um clarão espiritual extraordinário, um fenômeno claramente discernível até tão longinquamente quanto estiver a sede-central do superuniverso em questão; e, simultaneamente a essa manifestação, que pouco pode ser compreendida, da Trindade, ocorre uma mudança marcante na natureza da presença e no poder do espírito criativo do Espírito Infinito residente no universo local em questão. Em resposta a esses fenômenos do Paraíso, é personalizada imediatamente, na própria presença do Filho Criador, uma nova representação pessoal do Espírito Infinito. E esta é a Ministra Divina, ou Espírito Criativo, a ajudante individualizada do Filho Criador, que se torna a sua coligada criativa pessoal, o Espírito Materno do universo local.

Dessa nova emanação pessoal do Criador Conjunto, e por meio dela, procedem as correntes estabelecidas e os circuitos ordenados do poder do espírito e da influência espiritual, destinados a impregnar todos os mundos e seres daquele universo local. Na realidade, essa presença nova e pessoal, é apenas uma transformação da coligada preexistente, até então menos pessoal, do Filho, no seu trabalho anterior de organização física do universo.

Este é o relato, em poucas palavras, de uma ação estupenda; que, entretanto, representa quase tudo o que pode ser contado a respeito dessas relevantes transações. Elas são instantâneas, inescrutáveis e incompreensíveis; o segredo da sua técnica e procedimento reside no seio da Trindade do Paraíso. De uma coisa apenas estamos certos: a presença do Espírito, no universo local, durante o tempo da sua criação puramente física ou da sua organização, estava diferenciada de um modo ainda incompleto do espírito do Espírito Infinito do Paraíso; ao passo que, após o ressurgimento do Espírito Mestre supervisor, vindo do abraço secreto dos Deuses e após o clarão da energia espiritual, a manifestação, no universo local, do Espírito Infinito, súbita e completamente, modifica-se, passando à semelhança pessoal daquele Espírito Mestre que permanecia em ligação de transmutação com o Espírito Infinito. O Espírito Materno do universo local adquire, assim, uma natureza pessoal matizada pela natureza do Espírito Mestre do superuniverso da sua jurisdição astronômica.

Essa presença personalizada do Espírito Infinito, o Espírito Criativo Materno do universo local, é conhecida em Satânia como a Ministra Divina. Para todos os efeitos práticos e propósitos espirituais, essa manifestação da Deidade é um indivíduo divino, uma pessoa espiritual. E ela é reconhecida e considerada assim pelo Filho Criador. É por intermédio dessa localização e personalização da Terceira Fonte e Centro, no nosso universo local, que o Espírito pode depois se tornar tão plenamente sujeito ao Filho Criador, de uma forma tal que, em verdade, desse Filho pode ser dito: “Todo o poder nos céus e na Terra foi confiado a ele”.

2. A Natureza da Ministra Divina

Havendo-se submetido a metamorfoses marcantes de personalidade no tempo da criação da vida, a Ministra Divina, depois disso, funciona como uma pessoa e coopera de um modo muito pessoal com o Filho Criador, no planejamento e direção dos assuntos extensos da criação local de ambos. Para muitos tipos de seres do universo, essa representação mesma do Espírito Infinito pode parecer não ser plenamente pessoal durante as idades que precedem à auto-outorga final de Michael; mas, depois da elevação do Filho Criador à autoridade soberana de Filho Mestre, o Espírito Criativo Materno tem as suas qualidades pessoais ampliadas de um modo tal que se torna pessoalmente reconhecido por todos os indivíduos com os quais entra em contato.

Desde a sua mais antiga ligação com o Filho Criador, o Espírito do Universo possui todos os atributos de controles físicos do Espírito Infinito, incluindo o dom pleno da antigravidade. Ao atingir o status pessoal, o Espírito do Universo exerce um controle tão pleno e completo da gravidade da mente, no universo local, quanto exerceria o Espírito Infinito, se estivesse pessoalmente presente.

Em cada universo local, a Ministra Divina funciona de acordo com a natureza e características inerentes do Espírito Infinito, como corporificado em um dos Sete Espíritos Mestres do Paraíso. Embora haja uma uniformidade básica de caráter em todos os Espíritos do Universo, há também uma diversidade de função, sendo esta determinada pela sua origem em apenas um dos Sete Espíritos Mestres. Essa diferença de origem é a causa de técnicas diversificadas na atuação dos Espíritos Maternos Criativos dos universos locais, em superuniversos distintos. Em todos os atributos espirituais essenciais, contudo, tais Espíritos são idênticos, igualmente espirituais e totalmente divinos, não importando a diferenciação entre os superuniversos.

O Espírito Criativo é co-responsável, junto com o Filho Criador, pela produção das criaturas dos mundos, e corresponde sempre a todos os esforços do Filho para manter e conservar essas criações. A vida é ministrada e mantida por intermédio da agência do Espírito Criativo. “Vós enviais o Vosso Espírito, e eles são criados. Vós renovais a face da Terra.”

Na criação de um universo de criaturas inteligentes, o Espírito Criativo Materno atua, primeiro, no âmbito da perfeição do universo, colaborando com o Filho na geração do Brilhante Estrela Matutino. Em seguida, a progênie do Espírito aproxima-se cada vez mais da ordem dos seres criados nos planetas, assim como os Filhos vão descendo, desde os Melquisedeques até os Filhos Materiais, os quais efetivamente entram em contato com os mortais dos reinos. Na evolução posterior das criaturas mortais, os Filhos Portadores da Vida dotam o corpo físico, fabricado com o material organizado existente no reino, enquanto o Espírito Materno do Universo contribui com o “sopro da vida”.

Ainda que, sob muitos pontos de vista, o sétimo segmento do grande universo possa estar atrasado no seu desenvolvimento, os estudantes que se aprofundam nos nossos problemas antecipam a evolução de uma criação extraordinariamente bem equilibrada, nas idades que estão por vir. Podemos antever esse alto grau de simetria em Orvônton, porque o Espírito que preside a este superuniverso é quem dirige os Espíritos Mestres, nas alturas, sendo uma inteligência espiritual que incorpora a união equilibrada e a perfeita coordenação de traços e caráter de todas as Três Deidades eternas. Estamos atrasados e tardios, em relação a outros setores; no entanto, sem dúvida aguardam-nos, em alguma época, um desenvolvimento transcendente e uma realização sem precedentes nas idades eternas do futuro.

3. O Filho e o Espírito no Tempo e no Espaço

Nem o Filho Eterno, nem o Espírito Infinito são limitados ou condicionados, seja pelo tempo, seja pelo espaço, no entanto a maior parte da sua descendência o é.

O Espírito Infinito impregna todo o espaço e habita o círculo da eternidade. Contudo, no seu contato pessoal com os filhos do tempo, as personalidades do Espírito Infinito devem lidar freqüentemente com os elementos temporais, embora nem tanto com o espaço. Muitas das ministrações da mente ignoram o espaço, mas sofrem um retardamento, no tempo, ao efetuar a coordenação dos diversos níveis de realidade do universo. Um Mensageiro Solitário é virtualmente independente do espaço, exceto pelo tempo que é realmente necessário para ele transportar-se de uma localização até outra; e há entidades similares desconhecidas para vós.

Nas suas prerrogativas pessoais, um Espírito Criativo é, total e completamente, independente do espaço, mas não do tempo. Não há nenhuma presença pessoal especializada desse Espírito do Universo, nas sedes-centrais das constelações nem dos sistemas. Ela está presente, igual e difusamente, em todo o seu universo local e, portanto, está tão literal e pessoalmente presente em um mundo como em outro qualquer.

Apenas no que diz respeito ao elemento tempo é que um Espírito Criativo é limitado nas suas ministrações ao universo. Um Filho Criador atua instantaneamente em todo o seu universo; o Espírito Criativo, no entanto, deve depender do tempo para a ministração da mente universal, exceto quando se prevalece, de modo consciente e definido, das prerrogativas pessoais do Filho do Universo. Na função do puro espírito, o Espírito Criativo também atua independentemente do tempo, bem como na sua colaboração com a função misteriosa da refletividade do universo.

Embora o circuito da gravidade do espírito do Filho Eterno opere independentemente do tempo tanto quanto do espaço, as funções dos Filhos Criadores não estão todas eximidas de limitações espaciais. Afora as transações dos mundos evolucionários, esses Filhos Michaéis parecem ser capazes de operar com relativa independência do tempo. Um Filho Criador não é limitado pelo tempo, mas é condicionado pelo espaço; ele não pode pessoalmente estar em dois lugares em um mesmo momento. Michael de Nébadon atua fora do tempo, dentro do seu próprio universo, e por refletividade, praticamente, também no superuniverso. Ele comunica-se, fora do tempo, diretamente com o Filho Eterno.

A Ministra Divina é uma compreensiva ajudante do Filho Criador, capacitando-o a vencer e compensar as suas limitações inerentes com relação ao espaço, pois, quando ambos funcionam em união administrativa, ficam praticamente independentes do tempo e do espaço, dentro dos confins da sua criação local. Portanto, como é observado na prática, em todo um universo local, o Filho Criador e o Espírito Criativo em geral atuam independentemente tanto do tempo quanto do espaço; posto que há sempre, à disposição de um, a liberação do tempo ou do espaço, para o outro.

Apenas os seres absolutos são independentes do tempo e do espaço, no sentido absoluto. A maioria das pessoas subordinadas ao Filho Eterno, ou ao Espírito Infinito, estão sujeitas tanto ao tempo quanto ao espaço.

Quando um Espírito Criativo Materno torna-se “consciente do espaço”, ela está-se preparando para reconhecer como seu um “domínio espacial” circunscrito, um reino no qual será livre de espaço, em contraposição a todo o restante do espaço ao qual ele estaria condicionado. Apenas se é livre para escolher, e atuar, dentro do reino da própria consciência.

4. Os Circuitos do Universo Local

Há três circuitos distintos espirituais no universo local de Nébadon:

1. O circuito do espírito efundido do Filho Criador, o Confortador, o Espírito da Verdade.
2. O circuito do espírito da Ministra Divina, o Espírito Santo.
3. O circuito da ministração da inteligência, que inclui as atividades mais ou menos unificadas, porém com funções diferentes, dos sete espíritos ajudantes da mente.

Os Filhos Criadores são dotados com um espírito de presença no universo, que, de muitos modos, é análogo ao dos Sete Espíritos Mestres do Paraíso. E este é o Espírito da Verdade, efundido em um mundo por um Filho de auto-outorga depois que ele recebe o título espiritual nessa esfera. Esse Confortador outorgado é a força espiritual que sempre atrai todos os buscadores da verdade para Ele, que é a personificação da verdade no universo local. Esse espírito é um dom inerente ao Filho Criador, que emerge da sua natureza divina do mesmo modo que os circuitos mestres do grande universo derivam-se das presenças das personalidades das Deidades do Paraíso.

O Filho Criador pode ir e vir; a sua presença pessoal pode estar no universo local ou em outro lugar; ainda assim, contudo, o Espírito da Verdade funciona sem perturbações, pois esta presença divina, ainda que sendo derivada da personalidade do Filho Criador, é centrada operacionalmente na pessoa da Ministra Divina.

O Espírito Materno do Universo por sua vez, entretanto, nunca deixa o mundo-sede do universo local. O espírito do Filho Criador pode atuar independentemente da presença pessoal do Filho, mas isso não se dá com o espírito pessoal da Ministra. O Espírito Santo, da Ministra Divina, deixaria de funcionar se a presença pessoal dela fosse removida de Sálvington. A presença do espírito dela parece estar fixada no mundo-sede do universo, e é esse fato mesmo que capacita o espírito do Filho Criador a funcionar independentemente do paradeiro do Filho. O Espírito Materno do Universo atua como o foco e o centro, no universo, do Espírito da Verdade, bem como o centro da sua própria influência pessoal, o Espírito Santo.

O Filho-Pai Criador e o Espírito Criativo Materno, ambos, contribuem de modo variado para a dotação de mente aos filhos do seu universo local. Contudo, o Espírito Criativo não outorga a mente antes de receber, ela própria, o dom das prerrogativas pessoais.

As ordens superevolucionárias de personalidades, em um universo local, são dotadas com o tipo de mente desse mesmo universo, cujo modelo é a mente do superuniverso. As ordens humanas e subhumanas de vida evolucionária são dotadas com os tipos de ministração de mente dos espíritos ajudantes.

Os sete espíritos ajudantes da mente são uma criação da Ministra Divina de um universo local. Esses espíritos-mente são semelhantes em caráter, mas diferentes em poder, e todos compartilham do mesmo modo da natureza do Espírito Materno do Universo; embora dificilmente possam ser encarados como personalidades à parte da sua Mãe Criadora. Aos sete ajudantes têm sido dados os nomes seguintes: espírito da sabedoria, espírito daadoração, espírito do conselho, espírito do conhecimento, espírito da coragem, espírito da compreensão, espírito daintuição — da percepção rápida.

Esses são os “sete espíritos de Deus” que, “como lâmpadas queimando diante do trono”, o profeta enxergou nos símbolos de uma visão. Mas ele não viu os assentos dos quatro e mais vinte sentinelas em volta desses sete espíritos ajudantes da mente. Tal registro representa a confusão de duas apresentações; uma pertinente à sede-central do universo, e a outra, à capital do sistema. Os assentos dos quatro e mais vinte Anciães estão em Jerusém, sede-central do vosso sistema local de mundos habitados.

Mas foi sobre Sálvington que João escreveu: “E do trono saíram relâmpagos, trovões e vozes” — as teledifusões do universo para os sistemas locais. Ele também visualizou as criaturas de controle direcional do universo local, as bússolas vivas do mundo-sede. Esse controle direcional, em Nébadon, é mantido pelas quatro criaturas de controle em Sálvington, as quais operam sobre as correntes do universo e são competentemente assistidas pelo espírito ajudante da mente, o ajudante da intuição, aquele que primeiro atua e funciona, o espírito da “compreensão rápida”. Mas a descrição dessas quatro criaturas — chamadas de bestas — tem sido tristemente mal interpretada, pois são de beleza sem paralelo e de forma pura.

Os quatro pontos da bússola são universais e inerentes à vida de Nébadon. Todas as criaturas vivas possuem unidades corpóreas que são sensíveis e reagem a essas correntes direcionais. Essas criações de criaturas são duplicadas no sentido descendente no universo até os planetas individuais e, em conjunção com as forças magnéticas dos mundos, elas ativam as hostes de corpos microscópicos no organismo animal, de modo que as células de direção sempre apontam para o norte e para o sul. Assim, para sempre, fica o sentido da orientação fixado nos seres vivos no universo. A humanidade não está totalmente desprovida da posse consciente desse sentido. Esses corpúsculos foram observados inicialmente, em Urântia, por volta da época desta narrativa.

5. A Ministração do Espírito

A Ministra Divina coopera com o Filho Criador na formulação da vida e na criação de novas ordens de seres, até a época da sua sétima auto-outorga e, depois da elevação dele à soberania plena do universo, ela continua a colaborar com o Filho e com o espírito outorgado pelo Filho, no trabalho posterior de ministração ao mundo e progressão planetária.

Nos mundos habitados, o Espírito inicia o trabalho da progressão evolucionária, começando com o material sem vida do reino, dotando-o primeiro com a vida vegetal, em seguida, com os organismos animais e, depois, com as primeiras ordens da existência humana; e cada concessão sucessiva contribui para o desdobramento posterior do potencial evolucionário da vida planetária, desde os estágios iniciais e primitivos até o surgimento das criaturas de vontade. Esse trabalho do Espírito Materno é efetuado grandemente por meio dos sete ajudantes, os espíritos da promessa, as mentes-espírito unificadoras e coordenadoras dos planetas em evolução, em união contínua, levando sempre as raças dos homens para idéias mais elevadas e ideais espirituais.

O homem mortal inicialmente tem a experiência da ministração do Espírito, em conjunção com a mente, quando a mente puramente animal da criatura evolucionária desenvolve a capacidade de recepção dos ajudantes da adoração e da sabedoria. Essa ministração do sexto e do sétimo ajudantes indica que a evolução da mente atravessa o umbral da ministração espiritual. E essas mentes, já com as funções da adoração — e da sabedoria — , imediatamente são incorporadas aos circuitos espirituais da Ministra Divina.

Quando a mente é dotada, desse modo, pela ministração do Espírito Santo, ela possui a capacidade para escolher (consciente ou inconscientemente) a presença espiritual do Pai Universal — o Ajustador do Pensamento. Mas apenas quando um Filho de auto-outorga houver liberado o Espírito da Verdade, para a ministração planetária a todos os mortais, é que todas as mentes normais ficarão automaticamente preparadas para receber os Ajustadores do Pensamento. O Espírito da Verdade trabalha em uníssono com a presença do espírito da Ministra Divina. Essa ligação espiritual dual paira sobre os mundos, procurando ensinar a verdade e iluminar espiritualmente as mentes dos homens, inspirando as almas das criaturas das raças ascendentes, e conduzindo os povos que habitam os planetas evolucionários sempre na direção da sua meta de destino divino no Paraíso.

Embora o Espírito da Verdade haja sido vertido sobre toda a carne, esse espírito do Filho é quase totalmente limitado, em função e em poder, pela recepção pessoal que o homem faz daquilo que constitui a soma e a essência da missão do Filho que se auto-outorga. O Espírito Santo é parcialmente independente da atitude humana e parcialmente condicionado pelas decisões e cooperação da vontade do homem. A ministração do Espírito Santo, entretanto, torna-se crescentemente eficaz na santificação e na espiritualização da vida interior daqueles mortais que, mais plenamente, obedecem aos guiamentos divinos.

Como indivíduos, não possuís pessoalmente uma porção separada ou entidade do espírito do Filho-Pai Criador, nem do Espírito Criativo Materno; essas ministrações não contatam, nem habitam, os centros de pensamento da mente do indivíduo, como o fazem os Monitores Misteriosos. Os Ajustadores do Pensamento são individualizações definidas da realidade pré-pessoal do Pai Universal, as quais residem realmente na mente mortal, como uma parte mesma dessa mente, e sempre trabalham em harmonia perfeita com os espíritos combinados do Filho Criador e do Espírito Criativo.

A presença do Espírito Santo, vindo da Filha do Universo do Espírito Infinito, a presença do Espírito da Verdade, do Filho do Filho Eterno, no Universo, e a presença do espírito-Ajustador do Pai do Paraíso, em um mortal evolucionário ou com ele, denotam a simetria de dom espiritual e de ministração, e qualificam esse mortal a compreender, e conscientemente transformar em realidade, o fato-fé da filiação a Deus.

6. O Espírito no Homem

Com o avanço da evolução de um planeta habitado e a posterior espiritualização dos seus habitantes, outras influências espirituais podem ser recebidas por tais personalidades amadurecidas. À medida que os mortais progridem no controle da mente e na percepção do espírito, essas ministrações espirituais múltiplas têm uma atuação cada vez mais coordenada; e tornam-se crescentemente harmonizadas com a superministração da Trindade do Paraíso.

Embora a Divindade possa ser plural em manifestação, na experiência humana, a Deidade é singular, e sempre é uma. E, também, o ministério espiritual não é plural na experiência humana. Independentemente da pluralidade da sua origem, todas as influências espirituais são unas, na sua atuação. De fato, elas são uma, constituindo a ministração do espírito de Deus, o Sétuplo, às criaturas do grande universo, nelas e para elas; e, à medida que as criaturas crescem na apreciação e na receptividade dessa ministração unificadora do espírito, ela torna-se, na experiência delas, a ministração de Deus, o Supremo.

Das alturas da glória eterna, o Espírito divino desce, em uma longa série de passos, para encontrar-vos como estais e onde quer que estejais e, então, no compartilhamento da fé, abraça amorosamente a alma de origem mortal, para que ela embarque no caminho da re-ascensão certa e segura, retomando aqueles passos de condescendência, e nunca parando até que a alma evolucionária esteja a salvo, e elevada, até as alturas mesmas da bênção da qual o Espírito divino originalmente saíra nessa missão de ministração e misericórdia.

As forças espirituais infalivelmente procuram e alcançam os seus próprios níveis originais. Havendo saído do Eterno, é certo que elas retornem para lá, levando consigo todos aqueles filhos do tempo e do espaço que esposaram a orientação e ensinamentos do Ajustador residente; aqueles que são verdadeiramente “nascidos do Espírito”, os filhos de Deus pela fé.

O Espírito Divino é uma fonte contínua de ministério e de encorajamento para os filhos dos homens. O vosso poder e o vosso êxito estão “de acordo com a misericórdia Dele, mediante a renovação do Espírito”. A vida espiritual, tanto quanto a energia física, consome-se. O esforço espiritual resulta em relativo esgotamento espiritual. Toda a experiência ascendente tanto é real quanto é espiritual; e por isso, está em verdade escrito: “É o Espírito que vivifica”, “O Espírito dá a vida”.

A teoria morta, mesmo a das mais elevadas doutrinas religiosas, é impotente para transformar o caráter humano ou para controlar o comportamento dos mortais. O que o mundo de hoje necessita é da verdade que o vosso mestre de outrora declarou: “Não apenas em palavras, mas também em poder e no Espírito Santo”. A semente da verdade teórica torna-se morta, os mais elevados conceitos morais tornam-se sem efeito, a menos que, e até que, o Espírito divino sopre sobre as formas da verdade e vivifique as fórmulas da retidão.

Aqueles que houverem recebido e reconhecido a presença de Deus, residente neles, são nascidos do Espírito. “Vós sois o templo de Deus, e o espírito de Deus reside em vós.” Não é suficiente que este espírito seja vertido sobre vós; tal Espírito divino deve dominar e controlar cada etapa da experiência humana.

É a presença do Espírito divino, a água da vida, que põe fim à sede devoradora do descontentamento mortal e àquela indescritível fome da mente humana não espiritualizada. Os seres motivados pelo Espírito “nunca têm sede, pois essa água espiritual será neles um manancial de satisfação, brotando permanentemente para a vida eterna”. As almas regadas pela água divina são todas como que independentes do ambiente material, quanto às alegrias do viver e às satisfações da existência terrena. Elas estão espiritualmente iluminadas e refrescadas, moralmente fortalecidas e dotadas.

Em cada mortal existe uma natureza dual: a herança das tendências animais e o elevado impulso do dom do espírito. Durante o curto período em que viverdes em Urântia, esses dois impulsos diversos e opostos raramente poderão ser conciliados por completo, dificilmente poderão ser harmonizados e unificados; contudo, durante o vosso tempo de vida, o Espírito solidário e combinado está sempre ministrando, no sentido de ajudar-vos a submeter, mais e mais, a carne ao guiamento deste Espírito. Ainda que devais viver a vossa vida material até o fim, ainda que não possais escapar do corpo nem das necessidades dele, não obstante, estareis, em propósito e ideais, cada vez mais fortalecidos em poder para submeter a natureza animal ao domínio do Espírito. Existe, realmente, dentro de vós uma conspiração de forças espirituais, uma confederação de poderes divinos, cujo propósito exclusivo é efetivar a vossa libertação final da escravidão material e das limitações finitas.

O propósito de toda essa ministração é: “Que possais estar fortalecidos em poder, por meio do espírito Dele, que vive dentro, no lado interno do homem”. E tudo isso não representa senão passos preliminares para a realização final na perfeição da fé e do serviço, a experiência na qual vós estareis “preenchidos da plenitude de Deus”, “pois todos aqueles que são guiados pelo espírito de Deus são filhos de Deus”.

O Espírito nunca constrange, apenas guia. Se fores um aprendiz de vontade forte, se quiseres atingir o nível do espiritual e alcançar as alturas divinas, se desejares sinceramente alcançar a meta eterna, então o Espírito divino guiar-te-á, suave e amorosamente, na trajetória da filiação e do progresso espiritual. Todo passo que deres deve ser o da tua boa vontade, de cooperação inteligente e alegre. O predomínio do Espírito jamais é matizado pela coação, nem comprometido pela compulsão.

E, quando essa vida de guiamento do espírito é livre e inteligentemente aceita, desenvolve-se gradativamente, dentro da mente humana, uma consciência positiva de contato divino e segurança na comunhão com o espírito; mais cedo ou mais tarde, “o Espírito dá o testemunho, por meio do vosso espírito (o Ajustador), de que vós sois um filho de Deus”. E o vosso próprio Ajustador do Pensamento já indicou o vosso parentesco com Deus, e as escrituras confirmam que o Espírito testemunha “com vosso espírito”; e não para o vosso espírito.

A consciência da predominância do espírito em uma vida humana, atualmente, é alcançada por uma demonstração sempre maior das características do Espírito, nas reações vitais de um mortal guiado assim pelo espírito, “pois os frutos do espírito são o amor, alegria, paz, resignação, doçura, bondade, fé, mansidão e temperança”. Tais mortais, guiados pelo espírito e divinamente iluminados, embora ainda trilhando os caminhos baixos do sofrimento e cumprindo, na fidelidade humana, os deveres dos compromissos terrenos, já começaram a discernir as luzes da vida eterna as quais centelham nas margens longínquas de um outro mundo; já começaram a compreender a realidade daquela verdade inspiradora e confortante: “O Reino de Deus não é comida e bebida, mas é a retidão, a paz e a alegria, no Espírito Santo”. E, durante cada provação, e na presença de cada dificuldade, as almas nascidas do espírito são sustentadas pela esperança que transcende a todo o medo, pois o amor de Deus está amplamente disseminado em todos os corações, na presença do Espírito divino.

7. O Espírito e a Carne

A carne, a natureza inerente derivada das raças de origem animal, não traz naturalmente em si os frutos do Espírito divino. Quando a natureza mortal houver sido elevada pela adição da natureza dos Filhos Materiais de Deus, como as raças de Urântia avançaram, em uma certa medida, pela outorga de Adão; então, o caminho fica mais bem preparado para que o Espírito da Verdade coopere com o Ajustador residente, no sentido de fazer surgir a maravilhosa colheita dos frutos do caráter do espírito. Se vós não rejeitardes esse espírito, ainda que uma eternidade possa tornar-se necessária para que cumprais a vossa missão, “ele vos guiará até toda a verdade”.

Os mortais evolucionários que habitam os mundos de progresso espiritual normal não têm a experiência de conflitos tão agudos, entre o espírito e a carne, como os que caracterizam as raças atuais de Urântia. Mesmo nos planetas mais ideais, contudo, o homem pré-Adâmico deve fazer esforços positivos para ascender, do plano de existência da manifestação puramente animal, até os sucessivos níveis de significados cada vez mais intelectuais e valores espirituais mais elevados.

Os mortais de um mundo normal não experimentam a constante luta entre sua natureza física e sua natureza espiritual. Eles confrontam-se com a necessidade de escalar, desde os níveis animais de existência até os planos mais elevados da vida espiritual, sim, mas essa ascensão é mais como se se submetessem a um aperfeiçoamento educacional, se comparada aos conflitos intensos que os mortais de Urântia enfrentam, nesse reino de tantas divergências entre a natureza material e a espiritual.

Na sua tarefa de realização planetária espiritual progressiva, os povos de Urântia sofrem as conseqüências de estarem duplamente privados de ajuda. A insurreição de Caligástia precipitou uma confusão de amplitude mundial e roubou de todas as gerações subseqüentes a assistência moral que uma sociedade bem ordenada lhes haveria proporcionado. E, ainda mais desastrosa foi a falta Adâmica, pois impediu às raças que alcançassem um tipo superior de natureza física o qual teria sido mais adequado às suas aspirações espirituais.

Os mortais de Urântia estão obrigados a passar por tais lutas pronunciadas entre o espírito e a carne, pelo fato de os seus ancestrais remotos não haverem sido mais completamente adamizados pela outorga Edênica. De acordo com o plano divino as raças mortais de Urântia deveriam ter tido naturezas físicas mais naturalmente sensíveis ao espírito.

Apesar desse duplo desastre, para a natureza do homem e para o seu ambiente, os mortais dos dias presentes, poderiam experimentar menos dessas lutas aparentes entre a carne e o espírito caso eles quisessem entrar no Reino do espírito, no qual os filhos de Deus, pela fé, desfrutam de uma relativa libertação da servidão da carne, por meio da iluminação do serviço sincero liberador e por meio da devoção, de todo o coração, ao cumprimento da vontade do Pai nos céus. Jesus mostrou à humanidade o novo caminho da vida mortal, por meio do qual os seres humanos podem escapar, quase totalmente, das espantosas conseqüências da rebelião de Caligástia e compensarem-se mais efetivamente das privações resultantes da falta Adâmica. “O espírito da vida de Cristo Jesus tornounos livres da lei do viver animal e das tentações do mal e do pecado.” “Essa é a vitória sobre a carne; e é uma vitória da vossa própria fé.”

Aqueles homens e mulheres que são conscientes de Deus e que nasceram da experiência do Espírito não entram em conflito com as suas naturezas mortais mais do que o fazem os habitantes dos mais normais dos mundos, planetas que nunca foram maculados pelo pecado nem atingidos pela rebelião. Os filhos da fé trabalham em níveis intelectuais e vivem em planos espirituais muito acima dos conflitos produzidos pelos desejos físicos desenfreados ou pouco naturais. As necessidades normais dos seres animais, os apetites e os impulsos naturais de ordem física não estão em conflito, nem mesmo com as realizações espirituais mais elevadas, exceto nas mentes de pessoas ignorantes, mal instruídas ou infelizmente tomadas por escrúpulos extremados.

Havendo começado o caminho da vida eterna, aceitado tal compromisso e recebido as vossas ordens de avançar, não temais os perigos do esquecimento humano e da inconstância mortal, não vos perturbeis pela dúvida e o temor ao fracasso, nem pela confusão da perplexidade; não hesiteis, nem questioneis sobre a vossa situação e posição, pois em todas as horas escuras, em todas as encruzilhadas da luta para ir à frente, o Espírito da Verdade falará sempre, declarando: “Este é o caminho”.


[Apresentado por um Mensageiro Poderoso temporariamente designado para o serviço em Urântia.]